Atouguia da Baleia

Tudo permanece igual após um ano. E ainda bem!


As sopas de feijão, grão, feijão verde e canjas que a avó faz, continuam saborosas como sempre. Para não falar do fatias douradas, das feijoadas, das carnes e dos enchidos assados. Uma pequena maravilha de cheiros e sabores a sair da cozinha que o avô construiu com as suas próprias mãos.
Esse aspecto é outro que permanece igual. A mutabilidade da casa. Se já mudava com as visitas de mês a mês, depois de um ano, a casa dividiu-se em duas. Paredes nasceram, outras caíram. Janelas interiores e portas escondidas.
A construção de novas ideias não tem fim nesta casa da Rua Direita da Atouguia da Baleia.

Nós... Nós encontrámos o nosso lugar à mesa, e rapidamente nos sentimos como se nunca daqui tivéssemos saído. Como se apenas um mês tivesse passado. Estivemos mesmo a acampar no topo dos Cárpatos Ucranianos? Parece difícil de acreditar, quando se está enfiado na cama familiar com lã de cordeiro, com a barriga cheia de fatias douradas e o descanso de saber que amanhã não temos que pedalar para lado nenhum.


Mas ainda assim, tentámos não amolecer, muito, pois a viagem ainda não terminou.

Marcámos uma consulta no médico de família das nossas meninas. Na quarta-feira, desmontámo-las, enfiámo-las no carro e fomos com elas até Lavos. Terra do seu criador. Ciclo Cross Julinho. Com quatorze mil quilómetros de viagem e pelo menos três mil antes antes de a iniciar, sem nunca ter mudado de cassetes ou rolamentos, já estava na altura de uma mudança.
Ficámos contentes por voltar a ver o nosso mecânico favorito e por saber que o negócio corre bem em tempos de crise. Pode ser que a malta comece a trocar o carro pela bicicleta.


No dia seguinte à consulta, acordámos cedo e desemperrámos as pernas. Fomos passear até Óbidos de bicicleta, felizes e contentes que nem peixe dentro de água, com o nariz a pingar e as mãos a enregelarem do frio que fazia.
Apanhámos o início de mais uma Feira de qualquer coisa lá na vila. Pelo número de árvores de Natal, devia ter a ver com a época. Deambulámos um pouco pelas ruelas e tirámos fotos, antes de voltar para casa, com o apetite pronto para mais uma refeição d'avó.


Sem comentários: