Narbonne

O dia começou com um ritual para nós estranho, mas perfeitamente rotineiro para o Fred, uma oração a um pequeno Buda na mesa de cabeceira.
Depois do Fred ir comprar umas baguetes frescas e das confitures todas tomadas, fomos ver este cozinheiro em acção no mercado da cidade!
Cheio de agitação, como qualquer mercado em Portugal,  Fred esquivava-se suavemente dos transeuntes e ia como uma flecha às bancas mais habituais para ele e metendo sempre conversa com os comerciantes. Com o peixeiro lá da zona, travou longa conversa enquanto metia ostras e mexilhões no saco, assim como uns peixões frescos. O peixeiro já estava habituado a que o Fred por lá aparecesse com pessoas de outros países e lá tentou meter conversa com connosco. Mas ele só falava francês e a tradutora oficial de francês dos Nomadiclas não estava por perto.
Já em casa, umas deliciosas ostras e mexilhões (crus) como início e uma rica sopa de peixe, serviram de desculpa para uma siesta espanhola durante a tarde.
Ao fim da tarde, fomos passear pela cidade, e conhecer os famosos canais que atravessam toda a França e o resto da Europa, e que permitem navegar por todo o continente sem nunca tocar no mar ou ter uma carta de marinheiro!
À noite... o terror. Cozinhar para um cozinheiro francês! Fred já nos tinha avisado que tinha dificuldades em não olhar ao que fazíamos na sua cozinha. Sempre que alguém cozinhava no seu campo de batalha, este general sentia o seu bigode imaginário a espevitar de nervosismo. Mas ele prometeu tentar conter-se desta vez e assim o fez, enquanto umas batatas esmigalhadas e bifes de peru com cogumelos era confeccionadas. Se esta ementa andava a fazer o sucesso nas casas de todos os anfitriões que a provavam, era a nossa melhor arma contar este pacífico general de guerra que já cozinhou ao lado de comandantes como Gordon Ramsay.
Tudo na mesa e prontos para o ataque! Momentos de tensão, rapidamente desvanecidos após uns sorrisos do Fred e umas palavras de "relax"!
Sucesso! A combinação de batata com o toque de limão não constava na ementa de paladares do Fred e mereceu por isso a sua aprovação!
De barriga cheia e após fotos partilhadas, o sono dos justos.
Abençoadas batatas!

Sem comentários: