Gonfaron - first week

Uma semana interessante.
Descobrimos que tínhamos a despedida da Cristina, que partia para terras mais quentes a sul de Itália e também que teríamos um casal de americanos do HelpX, para nos fazer companhia.
Enquanto um ficava com as meninas os outros foram às compras e apanhar o casal americano.
Chegaram cheios de compras, com os sacos a transbordar e o Billy e a Jamie a acompanhar.
Cumprimentámo-nos todos com apertos de mão, bem esticados. Nada de interferir com o espaço pessoal de cada um com beijinhos.
A Jill explicou-nos que a tarefa principal seria arranjar a sala a tempo de lá passarmos o Natal. A Jamie e o Billy nas pinturas, o Alexandre nas refeições e a Ana com as míudas.
A Celéste estava com uma tosse manhosa e as dormidas dela começaram a ser cada vez mais interrompidas por ataques de cof cof.
No dia de levar a Cristina à estação dos comboios aproveitaram e levaram a Celéste ao médico de Gonfaron. Voltaram um par de horas mais tarde com ares de preocupadas a dizer que afinal a Cristina já não ia de comboio. A Celéste precisava de ir para o hospital. E assim num curto espaço de tempo despedimo-nos da Cristina pela segunda vez e ficámos encarregues de acabar a sala e cuidar da Camille. A Ana passaria a ser a responsável por deitá-la, dar-lhe de comer, banhos e por aí.
A Jill voltou por pouco tempo no dia seguinte com más notícias. A Celéste tinha pneumonia e iria ficar internada por algum tempo. Talvez conseguissem voltar antes do Natal. Encheu uma mala de viagem com o que precisava e lá voltou ela para o hospital, em Toulon.
Em dois dias, estes 4 Helpers ficaram sozinhos numa casa enorme com uma sala para acabar e uma "filha" de dois anos. Todas as refeições eram o que se chama à grande e à francesa. Grandes quantidades de comida e muito vinho. No final das refeições os queijos franceses e muita risada de bocas cheias, que é como quem diz muito yoga do riso.
Portámo-nos bem! Acabámos a sala em 3 dias, recebemos a lenha e pagámos ao homem, montámos os sofás, fomos às compras e quando a Jill veio recarregar malas, montámos também a árvore de Natal que trazia com ela. Não conseguiu conter as lágrimas ao ver a sala acabada, e agradeceu-nos por tudo.
Basicamente, as tarefas estavam distribuídas sem conversarmos sobre isso. Mas todos nos ajudávamos, quem ficava com Camille dava uma ajudinha na sala, e quem pintava dava uma ajudinha na altura da Camille comer.
À noite nós ficávamos com o monitor do quarto das meninas e de cada vez que a Camille fazia barulho, nós ouvíamos e podíamos vê-la na câmara do monitor. As duas primeiras noites foram as mais difíceis, porque não estávamos habituados e estávamos sempre a acordar com o mínimo ruído e a achar que teríamos de lá ir ajudá-la a adormecer.
A tosse começou também a atacar a Camille. Num dos dias fomos levá-la à creche e telefonaram-nos a dizer: "Camille a la température!". Avisámos a Jil, que numa das suas breves vindas a casa para recarregar, a levou ao médico a Gonfaron. Nada de mais, apenas uma constipação. Passámos a dar-lhe medicação de manhã, ao almoço e à noite.
Ao fim das noites começámos a ver uns filmes na nossa sala nova, escolhidos entre a colecção de dvd's do Jonh.

1 comentário:

Unknown disse...

Amigos do meu coração!!
Finalmente vim ver-vos! porque tinha saudades...
Adorei as fotos e os textos cheios de partilhas maravilhosas,...que bom que somos felizes e que vivemos!!!
pernas valentes as vossas!!
que o natal tenha sido quentinho, que o novo ano seja esplendoroso, como os dias que vêm nascer nessas terras cheias de luz,...na nossa Terra maravilhosa!
por aqui tudo bem também!
entre o amor das minhas crianças no meu pedaço de floresta mágica, as horas de leituras para o mestrado, a luta com o cansaço dos dias de semana,...estamos bem!
com muito amor e com os desejos de muita sorte e descobertas milagrosas
beijos meus e do Gonçalo
Sofia Machado Silva