As Biclas

Para quem tiver interesse em saber como conseguimos arranjar umas bicicletas de viagem, em Portugal, a história das nossas foi assim...



Começámos na net. Mas até neste nicho de “pancadas que as pessoas têm”, conseguimos encontrar mais do que alguma vez imaginámos. No meio do entrelaçado de sites, uma luz de partida começou a surgir. As nossas biclas tinham que:
  • Não ultrapassar os 600€ por bicicleta.
  • Ser o mais simples possível de manter e arranjar em caso de avaria. Nada de grandes apetrechos tecnológicos e suspensões e luzinhas e blá blá blá. Bicicletas básicas e simples.
  • Ter quadro de aço de boa qualidade e nada de alumínios. O quadro devia ter pelo menos as furações necessárias para colocar suporte traseiro. O ideal seria ter furações para suportes traseiros e dianteiros, guarda-lamas e porta bidons
  • Ter componentes (travões, mudanças, cassetes, etc) da Shimano. Dentro das várias gamas que a Shimano tem, queríamos que fosse no mínimo Shimano Deore. Três velocidades dianteiras e nove traseiras. As biclas de viagem a sério têm onze mudanças traseiras.
  • Ter roda 26'' com aros de duplo perfil, e uns bons pneus com pelo menos 1,5 de espessura.
Isto, foi o que procurámos em mais de 30 lojas de norte a sul do país, com respostas negativas, fora do orçamento, características que não pretendíamos e sempre na gama de biclas de BTT ou de estrada. Depois de dois meses e muito desespero, seguimos o conselho do nosso amigo Nuno e fomos até a uma loja em Lavos.


Ciclocross Julinho. Nela encontrámos pai e filho, num negócio de décadas, com uma sabedoria de bicicletas, que até hoje ainda não vimos igual. As nossas bicicletas foram construídas de raiz à medida para cada um. Não ficámos nada desapontados e sem nenhuma alteração ou manutenção da nossa parte, fizeram os 999 km de Test Drive por Portugal sem dar um único problema. Durante os meses que vivemos em Tavira, aprendemos alguma manutenção básica e portaram-se à altura das nossas Microaventuras de fim-de-semana.
Aprendemos também com o tempo, as leituras, as teorias, a internet e com a experiência, que a viagem não é sobre bicicletas, e ter ou não uma topo de gama não é de todo impedimento para viajar de bicla.