Augusta

Que bela vida esta! Pedalar na Sicília resume-se a levar com molhas, descansar um dia. Pedalar forte e feio, descansar um dia. Pedalar pouco, descansar um dia. Pedalar ainda menos, descansar dois dias! A este ritmo, vai ser difícil sair daqui, quanto mais chegar à Nova Zelândia.
Pela primeira vez na nossa história de Couchsurfing, depois de sacos cama no chão, camas de casal, divisões a partilhar com o anfitrião, camas de solteiro, escritórios, salas, quartos só para nós ou verdadeiras mansões vazias, foi aqui, em Augusta, na casa da Maria, que dormimos num sofá (couch)!
Iuri, o gato de sete meses e pata coxa, não nos presenteou com a sua presença durante a noite. Mas de manhã veio todo curioso cheirar os primeiros hóspedes que esta casa recebe. Como manda a tradição, crepes de manhã, café, chá, biscoitos, e mais café, iniciaram esta bela jornada.
Antes do almoço, fomos dar uma volta pela cidade. Com a Maria, passamos pela porta de entrada da cidade, construída pelos espanhóis antes do Colombo chegar às Américas, passeamos pelo jardim e vimos a rua principal da cidade que desemboca num beco sem saída construído pelos militares, junto ao mar.
Augusta, revela-se cheia de história, mas escondida sob indústrias e bases militares que polvilham a baía e toda a zona em redor. Até gigantescos hangares de dirigíveis destoam na paisagem. Ainda assim, Maria mostrou-nos alguns cantos da casa que imaculados escondem surpresas. Vistas imaculadas e curiosas do Etna. Recantos onde os pescadores se escondem, ou pequenas aldeias desertas, durante o Inverno, mas cheias de personalidade e perspectivas sobre a Catania e o Etna.
Abençoada Augusta e obrigado Maria, por ter presenteado as nossas barrigas com o já esquecido sabor de peixe grelhado e salada ligeira ao almoço! E como se não bastasse, um pesto caseiro com esparguete selou as nossas bocas por hoje. E diz a Maria, que não gosta de cozinhar!
Entre visitas aos arredores, siestas, cannolis, cafés, refeições, actualizações de blog, email's enviados, brincadeiras com o Iuri, fotografias partilhadas, conversas por aqui e por ali, lá se construiu mais um dia na Sicília.

1 comentário:

Nuno Vieira disse...

Com tamanha ingestão calórica, ainda bem que não foram de moto...