Palouki – Krouni

Dormir em parques de campismo dá-nos moleza.

A rotina diária de arrumação de sacos-cama, alforges, tenda e pequeno-almoço, tornam-se demoradas quando se têm acesso a um WC ou a água infinita. Tudo tem que estar limpo e imaculado. Tudo seco e aprumado antes de entrar nas sacolas. Em ambiente de campismo selvagem os níveis de tolerância descem absurdamente...


É o que dá. Tanta arrumação, idas pacatas a um lavatório e um pequeno-almoço ao sol, e eis que após 15km damos conta de que algo ficou para trás. O aro da roda dianteira! Comprada por acréscimo quando se resolveu o problema da roda traseira do Alexandre. A roda vinha a reboque, à espera de uma boa ocasião para ser enviada para casa ou como emergência super-extra para alguma eventualidade na Grécia. Ficámo-nos pelas intenções.
Também os óculos de sol oferecidos em Astakos ficaram pelas intenções. Um dos parafusos perdeu-se. E o lenço de proteção do sol da Ana, começou a rasgar-se! Esperemos por melhores acontecimentos no dia de hoje...

Tomada a decisão de deixar para trás o aro e tentar, futuramente, contactar com o dono do campismo, voltámos à estrada e ao calor, em direção à famosa Olympia.

Mais pareceu um dia de Verão. Ainda ponderámos parar durante a hora do calor e houve quem apanhasse escaldão nos braços quando o dia terminou. Mas talvez valesse o esforço de subir e descer colinas ao sol do meio-dia para  poder visitar tão badalada terra. Local de nascimento dos Jogos Olimpícos.

Ao chegarmos, somos bombardeados com lojas e lojinhas de souvenirs e t-shirts, chinelos e postais, bares e cafés a preços verdadeiramente olímpicos! Até nos queriam cobrar o tracinho de parca Internet livre por 1,5€ à hora!

Chegámos à zona antiga e ao parque arqueológico faltavam 3 minutos para as três da tarde. A próxima vez que quiserem visitar este lugar de rumaria turística, façam-no antes das três, pois é a essa hora que tudo fecha!
Ainda deu para encontrar uma estrada secundária, ver o antigo estádio por detrás das grades e tomar a decisão de sair desta "Fátima Grega".


A sair de Olympia e a rumar de novo para a costa, o ambiente melhorou. A ar tornou-se um pouco mais primaveril, as colinas menos ameaçadoras e tolerantes, e as flores de mil e uma cores que nos tem acompanhado desde Kefallonia, continuam a polvilhar as nossas vistas.

Abastecemos num supermercado de marca grega. Pela primeira vez, um com preços acessíveis e variedade de escolha! Enchemos os olhos e os alforges e orientámos um peixe cozido com batatas, cenoura e salada de tomate e pepino.
Uma delícia de jantar! Uma delícia de spot de campismo selvagem! No topo de uma colina, com vista para o mar e rodeados de oliveiras e pinheiros. Tudo olimpicamente bonito. Assim como as doses de melgas que nos flagelaram durante toda a hora do jantar, lusco fusco, e que nos obrigavam a estar sempre a mexer ou a ser comidos vivos!

Mas dentro da tenda, a paz reina. Veremos como se portam amanhã, as milhares de abelhas que habitam as dezenas de colmeias a escassos metros da nossa casa amarela.

Kalinicta a todos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Kalinicta também para os meus pedaleiros! Pesquisem um voo low cost, daqueles super-baratos (tipo 1 ou 2 €) e venham ver-nos, temos saudades!
Beijokas grandes