Sitia - Rhodes

O nosso ultimo dia em Sitia e em Creta.... Foi como todos os outros anteriores.

O barco era às 18:30, por isso a rotina do dia manteve-se, com a excepção de o Manoulis estar em casa. Mas a dormir. Depois de uma semana de lavouro de sol a sol, Manoulis tira os fins-de-semana para repousar e pôr o sono em dia.


Fomos ao café, fomos aos mercados de rua, cortou-se a barba e cabelo, relaxamos em casa e quando a hora começou a aproximar-se, começámos a preparar as tralhas. Biclas preparadas, despedidas consumadas, e lá partimos nós para mais um dia de pedalada... até ao porto!

A sensação de estar a deixar a ilha para trás era de nostalgia. Mais de um mês em Creta, parecia que já fazia um pouco parte de nós. As oliveiras constantes, os picos de neve na paisagem, as paragens para descansar nas pequenas aldeias, onde os anciãos se espalham em mesas à sombra de imensas árvores, jogam às cartas ao sabor de raki e de petiscos e cantam canções tristes, muito similares aos nossos fados.


Embarcámos, prendemos as biclas na garagem, procuramos um canto sem muito barulho no barco junto a uma tomada onde ligar o computador e passados quinze minutos, uma voz em grega faz-se ouvir nos altifalantes. Não percebemos nada ao não ser os nossos nomes: “Miss. Batista e Mr. Correia”, e qualquer coisa parecida com recepção.

Como ninguém nos tinha pedido os bilhetes até ao momento, imaginámos que fosse a causa de tanto alvoroço. Demos a volta maior pelas passagens labirinticas até encontrar a recepção, picámos os bilhetes e voltámos de novo ao nosso canto.

A rota levou-nos a parar em duas ilhas antes de Rhodes. Mas era de noite e não dava para apreciar as vistas. Além de estarmos com demasiado sono para ir ao deck.  Quando chegou a altura, empurrámos as cadeiras para o lado esticámos os saco-camas.

Às quatro da manhã uma voz acordou-nos de um incompleto sonho, avisando que atracaríamos em breve. Saímos para a noite a raiar de alvorada. Estávamos em Rhodes! Era domingo e as ruas estavam desertas. Decidimos ir explorar a cidade, antes que esta acordasse

Sem comentários: