Brodla - Oswiecim

Nós aceitamos que durante a viagem, os dias de chuva sejam por vezes inevitáveis. Mas isto é ridículo!


Conseguimos empacotar a tenda, relativamente seca. Mesmo com a chuva constante durante a noite, o recanto abrigado na floresta onde acampámos, salvaguardou-nos do pior. Mas bastou tocar com os pneus na estrada para começar o dilúvio. Sempre a chover, de cara molhada, com os pés a chapinhar dentro das botas e o frio a entrar pelas frestas da roupa. Verão? Não obrigado. Passámos directamente para o Outono sem passar pela casa partida e sem receber uns dias de sol. Aquilo que podia ser um belo passeio pelas florestas da Polónia até Auschwitz, tornou-se num dia miserável. Antes de entrar na cidade parámos num porto seguro de uma bomba de gasolina.

Felizmente, não estamos nas bombas de gasolina da Ucrânia onde WC não existe no vocabulário ucraniano. Aqui sabemos que vamos encontrar uma retrete e uma casa de banho que rivaliza ás vezes com as que encontramos em casa. Mas por muito decorada que as paredes estejam, por muito melodiosa que seja a música se faça ouvir, a nossa situação mantém-se. Ensopados até aos ossos!

Quando chegámos finalmente à cidade, estávamos desnorteados sobre o que fazer. O nosso próximo anfitreão era a duzentos quilómetros, a quatro ou cinco dias de distância. Esta chuva não parava. Tivemos que retroceder para as trincheiras e formular um novo plano.

Cirandámos um pouco pela cidade, bebericando um chá num café como desculpa para entrar no mundo digital. Umas googladas mais tarde, e seguíamos com novo destino. O Centro Internacional para Encontro dos Jovens. Um local construído pelos alemães para apoiar a reconciliação entre os jovens dos dois países e curar cicatrizes profundas deixadas pela guerra. Também tinham um parque de campismo e uns quartos. Foi neste ultimo que abrimos os alforges e montámos um estendal de roupa molhada, lona, botas, diferentes partes da tenda, e tudo o resto que estivesse ensopado.

Esta secura é confortável. Mas sabemos que é temporária. A nossa viagem está lá fora e não nos agrada pensar em ficar aqui até a chuva acabar. Pensamos numa alternativa...
Depois de tanto tempo a aprender como fazer as coisas durante esta viagem, achámos um equilíbrio entre campismo e couchsurfing que nos satisfaz, e que se traduz, mais ou menos, em pedalar durante a semana e fazer couchsurfing aos fins de semana! Supostamente, o Verão suportaria estes planos, mas este ano temos uma nuvem cinzenta em cima das nossas cabeças, que teima em seguir-nos. As perspectivas de continuação de chuva para a semana, levaram-nos a alterar os planos. Não tinha sido um dia agradável ao ponto de querer repeti-lo no dia seguinte, e no outro dia a seguir e no outro a seguir...
Assim sendo, começámos a preparar-nos para surfar mais sofás até chegar ao sítio que já tínhamos planeado conhecer. Enviar mensagens e pedidos de última hora.
Resta aguardar que alguém não se importasse de acolher-nos com tão pouco tempo de antecedência.

Sem comentários: