Pollos - Majada Valdatan

Assim que chegámos a Tordesillas, atravessámos a ponte sobre o rio Douro! O Douro, que também é nosso! Na pequena cidade,bem conservada, como todo o património arquitectónico que temos visto até agora, reinava um burburinho de início de dia. No centro, procurámos uma panaderia e conseguimos comprar, finalmente, pão mais parecido com o nosso, e que magoasse menos estas nossas bocas cheias de aftas.
Como amanhã é feriado nacional da Virgem del Pilar, houve muita gente que fez ponte e que tirou 4 dias de férias, por isso as ruas foram-se enchendo de espanhóis de outras zonas do país e da terra, à medida que o tempo avançava e o sol aquecia.
Queríamos ter acesso à Internet, para saber se teríamos alguém do Couchsurfing a acolher-nos em Valladolid, e por isso fizemos tempo num "bar", até que os bares com net abrissem. Estivemos 5 minutos sozinhos e logo, entraram grupos de miúdos e graúdos, que encheram tudo de conversas animadas e fumaças. Ficam-se na maioria pelo balcão a beber, comer e fumar entusiasticamente. Tudo o que deveria ir para o lixo é atirado para o chão junto aos balcões. Não há caixotes do lixo nos bares. Na rua outros tantos grupos de miúdos, entravam em "bares" e tiendas só de doces, compravam sacos de doces, gomas, pipas e pacotes de fritos.
Ao meio dia, missa. Sabe-se quem vai, pela marcha apressada e pelo vestir. Os sinos entoam a melodia do 13 de Maio.
A maioria das lojas estava fechada, mas os bares, lojas de gulodices e uma ou outra panaderia estavam a funcionar.
Tal como me distraí a descrever a vida desta cidade, assim nós nos descuidámos com as horas e sem darmos por isso eram já duas da tarde e nós sem almoçar e sem quilómetros no corpinho.
Num instante retomámos a estrada, que seguia para a autoestrada! Perguntando a várias pessoas indicaram-nos um caminho de terra batida, que era a única alternativa à auto estrada. A grande maioria não se paga (como em certos países) e nesses casos, suprimem as nacionais. É bom, mas quem anda de bicicleta, e ainda por cima sem suspensão, tem que se amanhar! Numa vedação em mau estado lá entrámos para um caminho de terra batida e por aí seguimos cheios de incertezas. Mais à frente, três caminhantes, que voltavam do seu passeio matinal, muito gentis, deram-nos o mapa que tinham utilizado. Descobrimos então que seguiríamos a rota do Douro. A parte mais difícil foram 500 metros de areia, que tivemos que fazer a pé a empurrar as bicicletas.
Numa clareira alguns metros a seguir um grupo de amigos e família convivia de forma muito audível! E à medida que avançámos chegavam mais carros para se juntar à festa. Um deles com um pequeno reboque aberto cheio de miúdos encolhidos.
De estômago a dar horas, parámos para comer mais à frente com direito a vista para o Douro, e vestígios de um moinho antigo.
Seguimos cansados dos tremores do caminho, vimos vindimas, perguntámos muitas vezes direcções até que, finalmente, chegámos à  cidade grande de Valladolid, a capital de Castilla e Léon. Uma cidade feia, cheia de prédios e com demasiado trânsito para bicicletas. A deambular pelas ruas, num domingo ao fim da tarde, à procura de algum sítio com Internet, quase sem esperança, uma senhora a quem pedimos direcções deu-nos a password para a sua wifi. E ainda foi a casa e deu-nos mapas, folhetos e páginas amarelas de Valladolid. O nosso host do Couchsurfing. afinal, só poderia acolher-nos a partir da meia noite, mas depois deste dia estávamos demasiado em baixo para aguentarmos até essa hora na rua. Pedalámos até fora da cidade e assim que saímos montámos a tenda, mesmo à beira da nacional. Jantámos o que havia nos sacos, porque não comprámos nada para jantar e fomos dormir.
 

2 comentários:

Joana Antunes disse...

Olá meninos!!
Posso fazer uma sugestão?irem pondo um mapa com o vosso percurso! Tenho uma foto parecida com estas também algures em Espanha mas cá mais para o sul...
Gosto muito de ler os vossos relatosss!:)
Roubem lranjas pelo caminho para dar cabo das afetas!
Beijinhos e boa viagem***

Joana Antunes disse...

Ih ca burra...Só agora é que vi que vocês têm um mapa da rota!:)