Pamplona - Roncesvalles

Depois das despedidas e das traquitanas todas montadas já na rua, eis que o dia de pedalar os Pirinéus, chegou. Com chuva!
Na saída de Pamplona, ainda ouve quem nos avisasse de que poderia nevar lá em cima.
Vias rápidas evitadas e atalhos percorridos e eis que Iruña fica para trás e os verdes pastos começam a dar sinal. Aos poucos a paisagem vai crescendo e deformando-se, tornando o nosso pedalar, num passeio entre os gigantes. Nada de grandes subidas nem descidas. Apenas muitas curvas, poucas inclinações, muitas ovelhas e pouco trânsito. Mas entre a chuva e as montanhas, o sol não deu grandes sinais de vida.
Mas estamos nos Pirenéus! Finalmente a subida começa. Sabemos que iremos ter que subir até aos 1000m. Passamos toda a tarde a fazê-lo. Sempre a subir, sem grandes ventos, nem frios, com muita calma e algumas paragens. Sempre a subir os gigantes Bascos.
Num dos topos, um encontro com um ciclista/peregrino galego, que pedala desde Itália, tornou-se numa demorada conversa e troca de ideias e dicas de selins.
Um pouco de descida e mais uma subida aos 1000m, e eis que Roncesvalles aparece. Apenas um ponto de paragem para a primeira etapa do Caminho de Santiago. Aqueles que no albergue se encontram, estão a digerir o seu primeiro dia de caminhada e a sua primeira subida de montanhas. Nós também, mas este será o adeus ao conforto dos albergues e à segurança do Camino.
Com uma música clássica a encher e acalmar o enorme salão onde todos dormem, dizemos adeus à nossa última noite em Espanha e adeus à nossa querida Península Ibérica.

Sem comentários: