Las Ventas - Dueñas

Aqui, em Espanha, é uma hora mais tarde que em Portugal, e já não bastando isso, tudo numa rotina diária é feito duas horas mais tarde do nosso habitual. Em alguns casos até vem a calhar, como o de hoje em que a saída do camping poderia ser até as 14h, dando-nos tempo para almoçar e arrumar tudo com calma (claro, que não se passou nada assim!) e ter tempos suficiente para chegar a Dueñas e ainda desfrutar da tarde.
Chegámos cedo a Dueñas, eram 15h, hora a partir da qual podíamos chegar a casa dos nossos hosts. Mas como queríamos dar-lhes algum tempo antes de aparecermos, sabendo que tinham acabado de chegar das mini férias a Portugal, fomos fazer tempo dando uma volta à cidade. Acabando por ser a Maria a encontrar-nos num banco de jardim.
Maria, Albierto, Pablo e cláudia. Uma verdadeira família espanhola, at last! Assim que chegámos, puseram-nos logo à mesa a comer arroz de tomate com chouriço, e bifes de peru com pimento, mais uma chávena de café e bolinhos comprados para nós.
Assim que terminámos, fomos com o Albierto e a Maria fazer uma pequena caminhada, enquanto os miúdos estudavam e faziam trabalhos. E aqui estuda-se mesmo a sério. Pais professores, e a trabalhar em casa onde dão aulas, a Cláudia e o Pablo são os filhos mais autónomos, responsáveis, interessados e equilibrados que conhecemos.
Fomos de carro (há quanto tempo...) até ao monte, fazer uma pequena caminhada. Levaram-nos a beber água numa nascente natural, a ver uma estupenda vista de Dueñas que está sempre a mudar, consoante a altura do ano, e a ver os chozos. Estas construções, serviam para os pastores ficarem durante a noite e cada rebanho ficava guardado num redil amuralhada ali à volta. Os chozos foram acimentados para se manterem por mais tempo, e hoje em dia famílias como a deles, vêm cá passar uma noite diferente de vez enquando.
Antes de voltarmos a casa ainda deu tempo para visitar a adega de família. Remodelada em 4 fins de semana, por familiares e amigos que se juntam a conviver. Nos meses de Agosto é costume nas festas da vila todas as adegas dali, abrirem as portas a quem passa, de Dueñas ou não, e oferecer-se comida e bebida. Ficámos convidados!
De seguida brindámos ao Couchsurfing, com um vinho da região num bar ali ao lado.
E depois sim, fomos para casa preparar o jantar.
Comemos tortilha, que já aprendemos a fazer e é uma delícia, pimentos com atum, enchidos, pão e doce, acompanhado com vinho tinto e finalizado com  um melão, que também por terras espanholas, este ano é do tipo pepino.
Loiça lavada, fomos até à casa rural que está encostada à Academia onde vivem. Trouxeram das férias no Porto umas broas de chocolate e binho do Porto, carago! Que tivemos direito a comer e beber enquanto desfrutávamos o calor da lareira, com conversetas já mais ensonadas.
Como bons professores que são, com tão pouco tempo de estadia, tivemos um dos dias mais organizados, se não o mais estruturado, de toda a viagem. Cheio de diferentes e interessantes coisas para fazer e aprender.
No final, tivemos direito à casa rural só para nós, com uma cama de chocolate, que é como quem diz feita de lavado, como manda a tradição em Espanha.
Bem comidos e bebidos, depois de um dia cheio em cheio, que mais poderíamos querer? Dormir.

Sem comentários: