Logroño - Estella

Por norma, os dias entre paredes, são dias de tarde pedalar. Depois de descer todas as traquitanas do pedal do quarto andar da Maite e de tomar um segundo pequeno-almoço no café de uns argentinos, dissemos os adeuses, com laços de amizade selados em tatuagens da Hello Kitty.
Ainda chuviscou pela manhã, mas já não nos incomoda tanto. Seguindo o Camino como orientação, continuámos com a nossa labuta diária de mais subidas e poucas descidas. Mais frio e mais vento. Suor nas peles cobertas e frio nas descobertas. Desde Burgos que vamos subindo mais um pouco nas altitudes. Um prenúncio de Pirenéus. Mas nada disto passa pelas nossas mentes. Durante um dia destes, entrámos no modo de subida. Poucas falas nas descidas gélidas. Conversas nas lentas subidas, quando o vento nos deixa ouvir. Pausas para descansar. Sem darmos muito por isso, completamente enregelados e surpresos com a rapidez com que o frio chegou ate nós, Estella apareceu.
Estás no topo de uma colina ventosa e fria, de nariz a pingar, para poucos minutos depois entrares num acolhedor e quentinho albergue onde todos os que nos rodeiam são como nós. Pele queimada do frio, chanatas em pés estrangeiros a combinar com impermeáveis da North Face. Mochilas da Haglof espalhadas por aqui e por ali. É assim a vida quando se anda de bicicleta pelo Caminho de Santiago na direcção contrária.
Após a atribuição dos beliches, após a bagagem carregada da bicla para os pés da cama, após o duche comunitário quente e restaurador da circulação sanguínea, um de nós aproveitou para lavar roupa enquanto o outro deixava queimar o arroz com feijão e carne. Alguns sentimentos de luxo, percorreram as nossas cabeças quando a nossa refeição se comparava com as bolachas para o jantar de uns ou o pão com queijo de outros.
Comemos na cozinha do albergue, numa mesa gigante partilhada com italianos, coreanos, escoceses, japoneses, espanhóis, ingleses, finlandesas e alemães. Ainda houve oportunidade para provar um queijo de cabra que alguém distribui por todos à mesa e oportunidade para planear a rota do dia seguinte com o mapa de peregrinação em italiano.
Com a roupa estendida, a barriga quente e o saco-cama estendido, o sono não dá luta...

Sem comentários: