Huesca

Aqui em Huesca, podia ser como em qualquer parte de Espanha. Finalmente ouvimos da boca dos nossos anfitriões, Mayte e Samuel, como é viver e trabalhar em Espanha nos dias que correm. É difícil. Eles que os digam. Enquanto os milhares de emigrantes que vemos na rua todos os dias, desde a América do Sul, à África à Roménia, apanham aqueles trabalhitos que não exigem qualificações, como qualquer emigrante que se preze, os espanhóis qualificados vêem-se negros!


Mayte, tirou um curso pelo centro de emprego, enquanto estava desempregada, e agora trabalha a fazer substituições de férias, doenças ou gravidez, num centro de pessoas incapacitadas. Adora o que faz, mesmo que seja pouco ou duro, por vezes.
Samuel, em tempos camionista por esta Europa fora, está a aprender contabilidade e marketing, para poder criar a sua própria empresa, caso o seu desemprego dure e dure.
Mas se acham que este duo dinâmico fica em casa sem fazer nada, à espera que a vida venha ter com eles, estão enganados!
Estes dois não param quietos, embora não pareça ao inicio. Por entre os acordares preguiçosos, ou as siestas,conseguiram fundar a única associação  de bicicletas em Huesca, para promover o uso desta nesta cidade. Enchem a sua agenda com manifestações (pequenas e simpáticas), jornadas de chamadas de atenção, reuniões com os outros dirigentes da cidade, com a "alcade", com os "consejais", com as outras associações que Huesca têm. Mais de duzentas! Aos poucos juntam sócios, constroem ciclovias, baixam os limites de velocidade, ensinam as crianças a partilhar a estrada com os carros, de bicicleta, entram nos jornais e televisões locais, ao mesmo tempo que nos mostram como servir uma cidra de Navarra, como escolher o jamón nas charcutarias ou a simples arte de uma tortilha de batata!


Demos a habitual volta à cidade, pela manhã com a Mayte. Samuel estava nas aulas. Contou-nos as lendas da região, mesmo que só as soubesse aos pedaços e pôs-nos a par da rica história que Huesca têm.

Pudemos descansar. Tirar a cabeça das biclas durante um dia e desenferrujar o nosso espanhol, que estes dias andam com sotaque italiano!
Se pudéssemos, ficávamos mais tempo, mas embora não pareça, o Inverno vêm aí.


...há um ano atrás: Pollos - Majada Valdatan

Sem comentários: