Huesca - Gurrea de Gállego

Uma taça de muesli, ...uma humilde taça de muesli com leite. Humilde quando nos lembramos dos pequenos-almoços na Europa de Leste. Foi assim que começámos o nosso dia.
O Samuel foi o primeiro a sair e a despedir-se com um abraço. Nós os três saímos pouco antes das dez, com o intercâmbio de músicas completo. O pátio do condomínio foi o nosso cenário de fundo para as únicas fotografias que vamos ter deles. Por enquanto...
"Asta luego"  dissemos uns aos outros.
Já estava calor quando saímos e nos dirigimos ao centro cívico para um quarto de hora de internet.
Fomos às compras para dois dias, para não estarmos sempre a parar e porque amanhã é feriado, da Virgem da Pilar.

Passámos pela Decathlon, para preparar uma mini aventura que se aproxima e, por ali almoçámos umas sandes, enquanto à vez limpávamos as correntes e púnhamos óleo.


Saímos já passava das duas e os termómetros marcavam trinta e um graus.
Pedalámos devagar contra o vento. As nossas caras estão queimadas do sol, mas o vento seca-as ainda mais. Os lábios todos engelhados e secos,  com a pele toda esticada quase a estalar. Nas pernas a pele de tão seca faz manchas esbranquiçadas. Por estas e outras, Espanha para mim faz-me pensar em pó. Em secura. E a paisagem está de acordo! A verdura fresca da França há muito que deu lugar aos tons terra da Espanha. Á nossa volta vemos castanhos e amarelos torrados. Os tractores deixam nuvens de pó num rasto atrás de si. As poucas plantações que se vêem são de milho já tão seco que está todo amarelo como ouro. As amendoeiras estendem-se ao longo das colinas, mas já despidas e sem frutos.

A tarde continuou seca e ventosa, com a estrada a subir e descer colina. Poucas e pequenas vilas muito espaçadas.
Mas preferimos algum tacto a falar do tempo. O nosso Verão chuvoso, que fique apenas para recordar, porque estamos muito bem secos.


Abastecemos com água numa vila e não resistimos a visitar a padaria. Ao entrar o cheiro adocicado misturado com o intenso cheiro a azeite. Bolos caseiros é que isto quer dizer. Pedimos logo aos pares, com açúcar e canela. Guardamo-los para amanhã ao pequeno almoço, mas de cada vez que abro a mal onde os guardo, não consigo evitar salivar.


...há um ano atrás: Majada Valdatan - Las Ventas

Sem comentários: