Costa de Lavos - Assanha da Paz

No Ciclocross Julinho, quanto mais cedo chegarmos, mais cedo somos atendidos. É uma lei imutável da loja. Se calhar não ser o primeiro cliente a ser atendido, é provável que fique até à hora do almoço à espera, porque felizmente trabalho não falta na oficina.
Acordámos cedo e cedo fomos tomar o pequeno almoço à praia. Já despachados chegámos a poucos minutos antes das nove, antes mesmo que os donos da loja.
O Júlio chegou, abriu o estabelecimento e fomos prontamente atendidos, um de cada vez, como se numa consulta médica fosse e os sintomas expostos ao senhor doutor.
Afinação para ali, travões para aqui, mudança assim, rodas assadas e test drives finais feitos, tudo claro, com imensa conversa e troca de opiniões, ou não fosse o Júlio um poço de sabedoria de bicicletas.
Com clientes a entrar e sair, uns à espera que nós saíssemos, travámos conversa com o Sr. José, que nos contou da sua recente aventura de bicicleta, com os amigos por Caminhos de Santiago e pela Serra da Estrela. Ao contarmos os nossos projectos de vida, impressionado ficou. Pelo menos o suficiente para ir gogglar Nomadiclas e deixar uma palavra de encorajamento na página do Facebook. Obrigado José.
De biclas afinadas, após o almoço de supermercado feito, tentámos pedalar a maior distância possível no resto do dia disponível, para no dia seguinte conseguirmos chegar a casa a horas decentes.
Pelo caminho de montes e outeiros papados, as nuvens começaram a escurecer e a juntar-se na ameaça de chuvada pela noite dentro. Com algum receio, ainda questionámos os nativos sobre possíveis parques de campismo na zona, mas sem sucesso.
Eis que começa a chuviscar.
Antes que a intensidade aumentasse, procurámos refúgio no bosque, debaixo de árvores e sobre espinhos ameaçadores para a nossa tenda que tiveram de ser previamente removidos. Tenda montada, lona a cobrir casa e biclas, e assim que começámos a falar de jantar, começa a chover a sério. À luz de lanternas cozinhámos o nosso peixe cozido com batatas, até que mesmo no fim da cozedura, o combustível acaba.
Depois das lidas da casa terminadas, adormecemos ao som da chuva que prometia um dia seguinte de pedaleio muito molhado...

Sem comentários: