Mérens lès Vals - Pas de la Casa

Que dia! Quando a monotonia da viagem se instala e ansiamos os Pirenéus como quebra desta, eis que um dia em cheio nos acontece. Vamos lá, desde o início...

Mudámos a tenda de sitio antes de nos irmos deitar. Trocámos a erva fofinha, mas cheia de orvalho matinal, pelo chão duro, mas seco do alpendre das casas de banho que estão fora de serviço. Começámos bem a manhã. E começá-mo-la logo a subir, assim que entrámos na estrada principal. A Nacional 20.


Comparações com as nossas experiências anteriores ao atravessar cadeias montanhosas (Pirenéus e Cárpatos), são inevitáveis. Tentamos não pensar nisso enquanto as mudanças vão ficando cada vez mais baixas, ou quando o sol finalmente espreita por entre os gigantes. Mas não há que enganar. Esta estrada é tudo menos sossegada.

Camiões, carros, carrinhas, caravanas e motos e motorizadas. Todos nos ultrapassam, sem quebrar o ritmo. Ás vezes temos uma margem de segurança, outras nem por isso. Ás vezes as subidas são rectas intermináveis, outras são as tradicionais curvas e contra-curvas. Mas o tráfego não para.


O frio de doer as mãos, deu lugar ao suor nas costas. Ao longo de toda a manhã, das 9:30 até às 13h, não parámos uma unica vez. A não ser para tirar fotos ou para comer. O que se come quando se sobe montanhas? Na nossa cozinha ambulante, trouxemos bolachas, chocolates e coco ralado. Pão e doce também cá estão, mas demora muito tempo para o preparar e nem sempre apetece parar nesta estrada.

Tentamos distrair-nos a olhar para as montanhas. Essas vão aumentando cada vez mais de tamanho. Assim parece. E por detrás de uma vem outra e lá ao longe conseguimos ver as curvas e o carros a subir. Uma chamada de atenção para o que ainda nos falta.

Umas tabuletas dissimuladas, vão avisando a altitude. 1230m... 1520m... 1740m...


Mas finalmente, começa a mostrar-se algo. Não o topo. Mas escondida entre os gigantes, uns edifícios coloridos assomam-se. Já sabemos o que são ainda antes de lá chegarmos. A tabuleta assim nos diz...


...há um ano atrás: Freixial - El Payo

Sem comentários: