Castétarbe

Sem despertador, decidimos pôr o sono em dia, depois de noites mal dormidas em comboios de pesadelo e cansaços de arrumar malas.
Soube bem, acordar sem ouvir nenhum som no exterior excepto as folhas, os pássaros e a chuva a cair sobretudo. Escolhemos bem o dia para ficar em interiores.
Depois de muita espreguiçadela, subimos aos aposentos principais dos nossos anfitriões, onde um reconfortante pequeno-almoço estava já a ser preparado. Fruta, café, chá, torradas e confeitaria nacional, aconchegaram as nossas barrigitas...
Este casal de reformados tudo faz para não esmorecerem. viver é com eles, e entre os trekkings de 12h todas as terças nos Pirenéus do Freddy, o comércio justo da Mireille e as viagens pelo mundo fora todos os anos, conseguem preencher e enriquecer todo o seu tempo.
A seguir ao almoço, enquanto o Freddy fazia uma siesta, fomos com a Mireille passear pela cidade de Orthez. Passear, como sinónimo de andar de carro pela cidade, enquanto a víamos por uma janela turva de tanta chuva que caía. Ainda arriscámos sair um pouco do automóvel para ver a antiga ponte e a praça de touros, mas foi sol de pouca dura. A chuva vencia os mais audazes.
Após mais umas voltas, eis que chegámos à fabrica de tecidos de um dos irmãos de Mireille. Entrámos pela loja, mas prontamente fomos encaminhados para os bastidores desta, onde os mais diversos padrões eram entrelaçados com as mais diversas cores, numa lufa lufa de entregar encomendas em todo o mundo. Ainda tivemos direito a uma oferta do irmão de Mireille. Foi o nosso primeiro presente de Natal.
Como a agenda para o serão já estava programada, petiscámos rapidamente uma sopa e às 19h, fomos com os nossos anfitriões para um restaurante de tapas, ouvir um dos encontros culturais que todos os meses se dá. São encontros, com conversas e apresentações sobre um tema em específico. Nesta noite chuvosa, a comer tapas e a beber vinho junto a um lago, ouvimos um filósofo dissertar sobre a vergonha. Tudo no mais profundo francês.
Já em casa, um chá antes de dormir e umas conversetas em inglês/francês aconchegaram os nossos espíritos.
Um muito bom primeiro dia no seio de uma família francesa. Obrigado Mireille e Freddy.

Sem comentários: