Porto-Vecchio – Agnata

Bonjour!
Pela última vez em francês.
A despedida foi rápida por causa dos atrasos matinais, culpa da preguicite! Mas não foi isso que nos impediu de sentir um mixto de emoção por nos estarmos a despedir de França, ainda que Córsega, para muitos seja um mundo à parte do resto da França. França revelou-se uma óptima surpresa, com gente fantástica, sítios lindíssimos e momentos preciosos partilhados. Um pouco ao contrário do que nos faziam crer.
Pedalámos rumo a Bonifácio, com 27 km pela frente, pela estrada mais plana. Chegámos cedo. E depois de subir, uma rápida descida que dava entrada em pleno porto de Bonifácio. Cheio de barcos, cheio de azul, sol, gaivotas a guinchar, encostas de casas a enquadrar o cais para os barcos dos pescadores e viajantes.
Subimos mais uma encosta, em pleno silêncio contemplativo, e apenas nos restavam as fotos numa tentativa de capturar a beleza que nos invadia os sentidos.
Descemos até ao porto de embarque e aguardámos, no interior de uma sala de espera, pela abertura das bilheteiras e pelo barco para Sardenha.
Aproveitámos o WC, e os bancos para repousar, escrever os últimos postais franceses e comer as sandes do almoço.
Travámos contacto com um casal de viajantes à boleia russos. Ficámos com um cartão. Um casal sardo, mais avançado cronologicamente, interessou-se pelas nossas bicicletas carregadas, já que também o senhor percorria grandes distâncias na sua vélo. Graças a este casal ganhámos um mapa de Itália que nos fazia tanta falta. Mas não conseguimos ver-nos livres do kilo de mapa francês.
O embarque foi rápido! Adieu à France e Ciao a Sardenha!
A viagem é curta! O desembarque rápido foi!
Não se via ninguém. Alguns carros que passavam de vez em quando.
Pedalámos mais 20 km até estarmos no meio de arbustos. Num posto simples de gasolina enchemos os cantis com àgua, que não era suposto beber-se. Era para cozinhar, dissemos.
Abrimos a nossa casa no meio de um trilho de gado caprino.
O jantar não foi cozinhado como planeado, mas antes comido frio porque anoitecia rápido e queríamos descansar.
Um episódio do Dexter antes de dormir, para terminar!

Sem comentários: